sexta-feira, 9 de outubro de 2009

As 10 principais tendências nos desfiles de Paris

A temporada internacional de desfiles verão 2010 de Paris foi encerada nessa quinta-feira. Notou-se uma diminuição nas cores, e os comprimentos estavam mais comportados em relação com os desfiles de Nova York e Milão.

No geral, as coleções são joviais, tanto na aparência, como nas peças. O que reforçou a jovialidade foi o forte uso de acessórios.

Confira as 10 principais propostas para a temporada:

1. Paletó e camisa
Pelo que se viu nos desfiles, o tal paletó boyfriend teve vida curta e voltam os modelos mais ajustados e curtos. Mas a grande novidade é que a peça ganha status e serve de base para a criação de vestidos ou conjuntinhos mais frescos, acompanhando a estação.
O smoking também aparece, como na coleção da Yves Saint Laurent numa versão short e colete. A mesma marca aposta em jaquetas-camisa. Preto e branco predominam com pitadas de azul-marinho.

2. Vestidinho drapeado
Nos desfiles de Paris, o modelo bandagem, que se tornou novo ícone fashion, aparece um pouco menos justo. Com exceção do desfile de Emanuel Ungaro, assinado também pela atriz Lindsay Lohan, as peças com efeitos drapeados são as que predominam.

3. Flores
A inspiração vai do romântico ao campestre, mas as flores predominam. Seja nas estampas, recortes, bordados ou aplicações.

4. Novo étnico
A mistura de estampas já não fica restrita a referências a povos africanos ou orientais. Flores, listras e xadrez aparecem nas combinações indicando que étnico significa ser cidadão do mundo e usar de tudo, do clássico aos achados de viagem.
Outra proposta de étnico aparece ainda com a estilista Vivienne Westwood que mistura de tudo e usa a roupa com panfleto de suas convicções políticas, sociais e ambientais. Na coleção dela, até avental entra nos looks.

5. Brilho
Exagero em paetês, detalhes em brilho sobre tule transparente,... enfim, muito brilho! E quando as coleções não traziam bordados, os tecidos apareciam luminosos.

6. Lingerie
Jean Paul Gaultier reedita seus sutiãs de bojo estruturado na coleção criada para sua marca própria. Nem tão explícitas, as referências à lingerie aparecem em quase todas as coleções com transparências. Destaque para a nova linha da Christian Dior, que coloca peças íntimas combinadas com jaquetas acinturadas.

7. Ombros marcados
Quase todo mundo fez, com mais ou menos volume. Balmain, que tornou suas jaquetas de ombros volumosos referência para diversas marcas, ainda aposta na peça. E a proposta não fica apenas nos casacos.

8. Volume nos quadris
Apesar de vestidos justos e calças skinny, que ainda predominam em algumas coleções, os quadris ganham novas dimensões, seja nas pregas de calças e saias ou na modelagem, que amplia os quadris de maneira não-natural.

9. Esporte
A mistura de peças e sobreposições, com referências diversas, predominam nas coleções e isso vem do esporte. John Galliano colocou peças de elastano embaixo de vestidos transparentes, deixando as modelos com cara de nadadoras que se vestiram para ir ao cabaré. Já a coleção da Hermès foi inspirada no universo do tênis e destaca cardigãs de vários comprimentos.
A coleção de Jean Paul Gaultier foi inspirada no gênero musical rap, e trouxe peças esportivas sobrepostas de maneira irreverente.

10. Tons neutros
Aparece, sim, uma cor e outra ali, e estampas fortes. Mas, segundo a maioria das propostas apresentadas em Paris, o verão terá preto, branco, cinza e nude. Os tons de pele ainda aparecem fortes em looks totais.

Foto: www.google.com/imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário